PARA LEITORES EM LÍNGUA PORTUGUESA: Comunicado de 10 de Março de 2014 da Embaixada da Ucrânia nos EUA

PARA LEITORES EM LÍNGUA PORTUGUESA

Comunicado de 10 de Março de 2014 da Embaixada da Ucrânia nos EUA

Traduzido por Vozes da Ucrânia
http://euromaidanpr.wordpress.com/2014/03/10/the-embassy-of-ukraine-in-the-united-states-the-aggression-is-intensifying

«A Criméia, que é parte integrante da Ucrânia, está sendo ocupada por tropas estrangeiras. A agressão está se intensificando e as tropas russas estão consolidando o controle sobre a península ucraniana.

Em 9 de março de 2014 os desenvolvimentos foram caracterizados pelo seguinte:

– Continuação do bloqueio das Forças Armadas da Ucrânia na Criméia, com um alargamento da presença militar russa na península.
– Reforço de pessoal e equipamento militar do exército russo na Criméia e na Transnistria, particularmente com sistemas de foguetes tipo “Grad” e unidades militares anteriormente deslocadas da Chechênia.
– Captura por militares russos da unidade ucraniana da guarda de fronteira em Chornomorske, e destruição de equipamento militar ucraniano em pelo menos dois postos da guarda de fronteira.
– Assalto e captura de bases aéreas ucranianas em Saky e Novofedorivka, mais bloqueio da base aérea ucraniana perto de Dzankoy.
– Instalação de bloqueios russos no estreito Perekopsk, de importância estratégica, que liga a Criméia à Ucrânia continental.
– Deposição de minas na barragem de água perto da aldeia de Ryumshyno.
– Bloqueio dos sistemas eletrônicos do Tesouro da Ucrânia na Criméia, responsável pelo processamento de pagamentos para o pessoal militar ucraniano.
– Substituição de militares russos na Criméia que foram considerados suspeitos de duvidar da justificação para a invasão.
– Envio do cruzador russo “Moskva”, armado com foguetes, da base naval russa de Sebastopol para a região do continente da Ucrânia.
– Chegada de elementos radicais nacionalistas russos na Ucrânia, participando em ações extremistas e provocando confrontações entre a população.
– Em Luhansk, membros de grupos extremistas estrangeiros ocuparam o prédio da Administração Regional e tentaram forçar o governador a se render.
– Em Donetsk, participantes de uma demonstração anti-guerra foram dispersados à força por desconhecidos que entraram na Ucrânia vindos da Rússia.
– Durante manifestações pacíficas nas cidades de Simferopol e Sevastopol (na Criméia) elementos vindos da Rússia provocaram lutas.
– Intimidação e violências físicas praticadas contra ativistas anti-guerra e jornalistas.
– Rapto do organizador Andriy Shchekun, membro do movimento Euromaidan da Criméia, por desconhecidos.
– Detenção e espancamento de pelo menos dois grupos de jornalistas ucranianos, no acesso entre a Ucrânia continental e a Criméia.
– Encerramento das transmissões de todos os canais de televisão ucranianos na Criméia.
– Organização de procedimentos de vistoria pessoal na estação ferroviária de Simferopol, para todos os passageiros vindos da Ucrânia continental para a Criméia.»

Fonte: Embaixada da Ucrânia nos EUA (www.facebook.com/ukr.embassy.usa

This entry was posted in Crimea, English, Languages, Maidan Diary, Other languages and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.