PARA LEITORES EM LÍNGUA PORTUGUESA
Comunicado de 10 de Março de 2014 da Embaixada da Ucrânia nos EUA
Traduzido por Vozes da Ucrânia
http://euromaidanpr.wordpress.com/2014/03/10/the-embassy-of-ukraine-in-the-united-states-the-aggression-is-intensifying
«A Criméia, que é parte integrante da Ucrânia, está sendo ocupada por tropas estrangeiras. A agressão está se intensificando e as tropas russas estão consolidando o controle sobre a península ucraniana.
Em 9 de março de 2014 os desenvolvimentos foram caracterizados pelo seguinte:
– Continuação do bloqueio das Forças Armadas da Ucrânia na Criméia, com um alargamento da presença militar russa na península.
– Reforço de pessoal e equipamento militar do exército russo na Criméia e na Transnistria, particularmente com sistemas de foguetes tipo “Grad” e unidades militares anteriormente deslocadas da Chechênia.
– Captura por militares russos da unidade ucraniana da guarda de fronteira em Chornomorske, e destruição de equipamento militar ucraniano em pelo menos dois postos da guarda de fronteira.
– Assalto e captura de bases aéreas ucranianas em Saky e Novofedorivka, mais bloqueio da base aérea ucraniana perto de Dzankoy.
– Instalação de bloqueios russos no estreito Perekopsk, de importância estratégica, que liga a Criméia à Ucrânia continental.
– Deposição de minas na barragem de água perto da aldeia de Ryumshyno.
– Bloqueio dos sistemas eletrônicos do Tesouro da Ucrânia na Criméia, responsável pelo processamento de pagamentos para o pessoal militar ucraniano.
– Substituição de militares russos na Criméia que foram considerados suspeitos de duvidar da justificação para a invasão.
– Envio do cruzador russo “Moskva”, armado com foguetes, da base naval russa de Sebastopol para a região do continente da Ucrânia.
– Chegada de elementos radicais nacionalistas russos na Ucrânia, participando em ações extremistas e provocando confrontações entre a população.
– Em Luhansk, membros de grupos extremistas estrangeiros ocuparam o prédio da Administração Regional e tentaram forçar o governador a se render.
– Em Donetsk, participantes de uma demonstração anti-guerra foram dispersados à força por desconhecidos que entraram na Ucrânia vindos da Rússia.
– Durante manifestações pacíficas nas cidades de Simferopol e Sevastopol (na Criméia) elementos vindos da Rússia provocaram lutas.
– Intimidação e violências físicas praticadas contra ativistas anti-guerra e jornalistas.
– Rapto do organizador Andriy Shchekun, membro do movimento Euromaidan da Criméia, por desconhecidos.
– Detenção e espancamento de pelo menos dois grupos de jornalistas ucranianos, no acesso entre a Ucrânia continental e a Criméia.
– Encerramento das transmissões de todos os canais de televisão ucranianos na Criméia.
– Organização de procedimentos de vistoria pessoal na estação ferroviária de Simferopol, para todos os passageiros vindos da Ucrânia continental para a Criméia.»
Fonte: Embaixada da Ucrânia nos EUA (www.facebook.com/ukr.embassy.usa
